A importância da socialização na vida real

Vivemos dias terríveis em que o medo tem se propagado de várias formas. A vida moderna tem nos fornecido hábitos e pontos de vista que nos tornam mais produtivos e bem informados e isso é ótimo. Porém todo bônus carrega um ônus em algum aspecto.

É inegável que a interação pessoal na vida real tem sido prejudicada com o avanço da comunicação virtual. Podemos nos comunicar com pessoas que nunca vimos na vida e que estão do outro lado do mundo, mas mal paramos para conversar com aqueles que conhecemos a desde que nascemos.

Como o ser humano é um animal social, esse afastamento gerado pelo uso exagerado desses dispositivos tem nos prejudicado de várias formas que nem percebemos. Por exemplo, esse comportamento silencioso onde as crianças passam mais da metade do dia de frente para tela de algum aparelho não pode ser considerado normal.
timidez na infância

Esse tipo de comportamento tem criado uma geração de tímidos, ansiosos e com fobia social. E ele tem início na infância quando a criança fica isolada na hora do recreio, não quer brincar com os amigos e acaba sendo vítima de bullying no colégio. Quando isso acontece os pais devem estar atentos para intervir e apoiar seus filhos para que isso não venha o prejudicar no futuro.

É nessa hora que o mundo virtual abraça essa criança que está começando a apresentar dificuldades de socialização. A internet será o seu refúgio, sua zona de conforto de onde ele vai poder mais observar do que interagir com as pessoas caso ninguém o ajude a sair dessa situação. Com isso ele vai estar perdendo a toda a base do desenvolvimento infantil. Esta que sem dúvida vai lhe fazer falta no futuro.

Listei alguns benefícios da socialização para melhor entender a importância desse hábito na vida de qualquer ser humano.


  1. Ajuda a construir relacionamentos construtivos e positivos em sua rede social da vida real;
  2. A socialização tem papel fundamental no crescimento e desenvolvimento em geral do indivíduo;
  3. Os níveis de estresse e ansiedade podem ser reduzidos de forma substancial;
  4. Soluções de problemas podem ser encontradas através do diálogo;
  5. Melhora a capacidade de falar, raciocinar e de se expressar;
  6. Fornece uma grande ferramenta para o desenvolvimento da autoconfiança e impulsiona devidamente a autoestima. Aos poucos elimina a hesitação e a timidez do indivíduo fazendo com que este seja capaz de enfrentar o mundo de uma maneira mais ativa e dinâmica;
  7. Promove maior alegria e felicidade do que o contato virtual pois podemos compartilhar experiências e emoções de maneira mais explícita e autêntica;
  8. Ajuda a dar e receber suporte físico, emocional e espiritual. Ainda que estejamos tristes ou chateados com alguma coisa, os parentes e amigos podem ajudar a superar qualquer dificuldade. Eles podem animá-lo e resgatar sua coragem e entusiasmo frente a algum desafio;
  9. Além disso a socialização pode reduzir o risco de depressão e doenças degenerativas como o Alzheimer;

Para que as crianças possam desfrutar de uma vida saudável e desenvolver a plenitude de todas as suas capacidades, é de essencial estimular a socialização desde pequenos. Além disso, controlar tanto o tempo que passam com seus aparelhos, quanto o conteúdo que estão tendo acesso também é fundamental.

Assim estaremos dando nossa contribuição para a devida formação da próxima geração. Longe da timidez, ansiedade e hesitação, essa medidas ajudam a formar pessoas mental e emocionalmente saudáveis com coragem de tomar decisões e enfrentar seus próprios desafios em meio as dificuldades e frustrações.

Para saber mais como superar a timidez acesse: https://acadadiamelhor.com/como-vencer-a-timidez/

Espero ter te ajudado de alguma forma e lembre-se, não desista, pelo contrário, Tente até conseguir!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselhos para essa geração perdida